I Ciclo de estudos em história e variação do espanhol americano

Temos o objetivo de pôr em discussão questões atuais sobre a origem, caracterização e diversidade do espanhol americano considerando o contexto de ensino de língua espanhola para a integração regional. Considerando que a justificativa para o ensino de espanhol no Brasil de forma tão contundente é a integração latino-americana, partindo de uma perspectiva intercultural, faz-se cada vez mais necessário o conhecimento da história e funcionamento do espanhol americano. O ciclo de debates terá 30h divididas em 10 encontros (entre 20/8 e 12/11) com 3h cada. Em cada encontro serão discutidos um ou dois textos sobre o espanhol americano, considerando aspectos sociohistóricos, linguísticos e de ensino da língua. Serão oferecidas 30 vagas: 10 para alunos da UFBA; 10 para alunos de outras instituições; 10 para professores de espanhol. Sobrando vaga em um grupo, poderá haver compensação com outro.

IMPORTANTE: Não se trata de um curso mas de uma atividade de debate. Os inscritos devem ir aos encontros com os textos lidos e participar efetivamente das discussões. Haverá emissão de certificado de participação de 30h para os que frequentarem a 75% da atividade. O material será enviado na semana anterior para o email dos participantes.

 

Inscrição até 17 de agosto de 2021.

Notificação do resultado e envio da plataforma dos encontros, dia 18 de agosto de 2021

 

Inscrição: https://forms.gle/k2FgyA8S8HJrH5C66

 

CRONOGRAMA E BIBLIOGRAFIA

Horário:

14:00-15:30

16:00-17:30

 

1. 20/8

IRALA, V.. A opção da variedade de Espanhol por professores em serviço e pré-serviço, Linguagem & ensino, v. 7, n. 2, p. 99-120, 2004.

 

PARAQUETT, M.. Multiculturalismo, interculturalismo e ensino/aprendizagem de espanhol para brasileiros. In: MARINS-COSTA, E.; BARROS, C. (orgs.). Explorando o Ensino. Espanhol. Brasilia: Ministério de Educação, 2010, p. 137-156.

 

2. 27/8

HENRÍQUEZ UREÑA, P.. Observaciones sobre el español de América, Revista de Filología Española, v. 18, p. 120-148, 1921.

 

RONA, J. P.. El problema de la división del español americano en zonas dialectales, Presente y futuro de la lengua española, v. 1, p. 215-226, 1964.

 

3. 10/9

LOPE BLANCH, J. M.. La norma lingüística hispánica, Anuario de Letras, n. 40, p. 23-41, 2002.

 

FANJUL, A. P.. Português brasileiro, espanhol de... onde? Analogias incertas, Letras & Letras, n. 20, p. 165-183, 2004.

 

4. 17/9

BUGEL, T. O ensino das línguas do Mercosul: Aproximando-nos da maioridade (1991-2012), Latin American research review, v. 47, n. especial, p. 70-94, 2012.

 

PINTO, C. F. Qué español enseñar en Brasil en el contexto de la integración latinoamericana. En: VÁZQUEZ VILLANUEVA, G. (ed.). Gobernanzas para una política de la solidaridad en América Latina. Buenos Aires: Editora de la Facultad de Filosofia y Letras de la Universidad de Buenos Aires, 2020, p. 191-216.

 

5. 24/9

MORENO FERNÁNDEZ, F.. Qué español enseñar. Madrid: Arco/Libros, 2000.

 

6. 01/10

BUGEL, Talia. O Espanhol na cidade de São Paulo: quem ensina qual variante a quem? Trabalhos de Lingüística Aplicada, n. 33, p.169-182.1999.

 

BUGEL, Talia; SANTOS; Helade. Attitudes and representations of Spanish and the spread of the language industries in Brazil, Language Policy, n. 9, v. 2, p. 143-170. 2010. (se leerá el manuscrito original en español)

 

7. 08/10

VENÂNCIO DA SILVA, B. R.. El projeto pedagógico de curso y su relación con la formación de profesores de español en el componente variedades. InterteXto, v. 13, n. 1, p. 148-172, 2020.

 

PINTO, Carlos Felipe; VENANCIO DA SILVA, Bruno Rafael. Abordaje multicultural y diversidad lingüística en la enseñanza de español para brasileños. En: PINTO, Carlos Felipe; IRALA, Valesca (eds.). Um dossiê de estudos lingüísticos hispânicos. São Paulo: Casa do Novo Autor, 2009, p. 98-126.

 

8. 22/10

FONTANELLA DE WEINBERG, Maria Beatriz. El español de América. 2. ed. Madrid: Mapfre. 1993.

 

9. 05/11

KANY, C.. Sintaxis hispanoamericana. Madri: Gredos. 1969. (introducción)

 

PINTO, Carlos Felipe. Los criterios sintácticos en la división dialectal del español. En: PINTO, C. F.; IRALA, V. (eds.). Um dossiê de estudos linguísticos hispânicos. São Paulo: Casa do Novo Autor, 2009, p. 61-97.

 

10. 12/11

MONTES GIRALDO, J. J.. Español de América – Español en América. Lexis, v. XX, n. 1-2, p. 475-485, 1996.

 

BERTOLLOTI, V.. Derroteros y rumbos en los estudios sobre de la historia del español en América. De la lengua a las comunidades comunicativas. Montevideo: Universidad de la República, 2020. Citado do manuscrito.